Buscar

Você sabia que o vinho é um poderoso antioxidante?

Atualizado: Out 19

A preocupação com as questões de saúde vem ganhando cada vez mais força, não é mesmo? Em alguns países da Europa, o vinho é considerado um complemento alimentar, pois contém substâncias nutritivas como carboidratos, vitaminas, minerais que provém da uva, além de ser, comprovadamente, um grande aliado na prevenção de diversas doenças.

A verdade é que nossas células, tecidos, NÓS, somos aeróbicos e precisamos do oxigênio para respirar. Quase todo o oxigênio que entra nas células é utilizado para a geração de energia, o restante é reduzido em metabólitos, que chamamos de espécies reativas de oxigênio (EROs) ou radicais livres (moléculas que possuem oxigênio com um ou mais elétrons livres).

A formação de radicais livres acontece de duas formas: a endógena, que são reações biológicas naturais do organismo, e a exógena, que são estímulos dos ‘fatores externos’, como se expor a fumaça, fumar, poluição, agrotóxicos, stress, metais tóxicos na água, entre outros.

Os radicais livres fazem “parte da vida”, mas quando produzidos em excesso, ou em contato com moléculas que favorecem seus efeitos prejudiciais, pode ser muito agressivo ao organismo, além de estar associado ao surgimento de várias doenças, como aterosclerose, Parkinson, catarata, alguns tipos de câncer , doença senil, Alzheimer, Degeneração macular, infarto do miocárdio, derrames (AVC), entre outras. No caso dos radicais livres, os antioxidantes são considerados o principal mecanismo de defesa contra seu efeito patogênico.


O nosso organismo possui um sistema enzimático e um sistema não enzimático, considerados antioxidantes naturais que agem combatendo os danos oxidativos. O primeiro tem as enzimas atuando como catalisadoras de reações para desativar as moléculas de radicais livres. O sistema não enzimático é composto por substâncias que podem ser sintetizadas pelo próprio organismo e/ou ingeridas através da alimentação, como vitaminas e compostos fenólicos.


Mas e o vinho?


Pesquisas realizadas na França demonstraram que a maioria das pessoas que ingeriam vinho diariamente em pequenas doses, tiveram pouca incidência de problemas cardiovasculares, ainda que em sua rotina mantivessem hábitos alimentares inadequados, fossem sedentários ou até mesmo possuíssem o hábito de fumar e consumir bastante bebida alcoólica. Os pesquisadores ficaram tão impressionados que o fato ficou conhecido mundialmente como “Paradoxo Francês”. A partir daí, pesquisadores de todo o mundo vêm estudando o assunto e a real relação com o consumo da bebida.


A uva é considerada uma das maiores fontes de compostos fenólicos quando comparadas a outras frutas e vegetais. Os principais fenólicos encontrados na uva são os flavonóides (antocianinas e flavonóis), os estilbenos (resveratrol), os ácidos fenólicos (derivados dos ácidos cinâmicos e benzóicos) e uma larga variedade de taninos. O vinho é composto por aproximadamente 200 diferentes polifenóis e os vinhos tintos têm cerca de 10 vezes mais polifenóis (1000-4000 mg/L) que os vinhos brancos (200-300 mg/L). Os compostos fenolicos são antioxidantes e agem inibindo os radicais livres, não deixando que estas moléculas lesionem nossas células e tecidos, prolongando o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças.

Estudos apontam que as quantidades com propriedades benéficas à saúde são de uma taça de aproximadamente 200 ml para as mulheres e duas taças entre 300 a 400 ml para os homens por dia.


E você? Já consumiu a sua dose de antioxidante hoje?



#vinhos #vinhosnobres #degustação #saboresdovinho #vinho #wine #vino #winelover #instawine #winelovers #vin #winetime #winetasting #wein #winestagram #winery #sommelier #redwine #vinhotinto #winelife #wines #wineoclock #gastronomia #instavinho #portugal #vinhobranco #wineporn #whitewine #vinhoterapia #amovinho


31 visualizações

Vinhos

Sobre Nós

Nossos Serviços

Atendimento

Redes Sociais

Consumidor final

E-commerce

Restaurantes

Carta de vinhos personalizada

Harmonização com o cardápio do restaurante

Treinamento da equipe

Degustações 

Eventos 

contato@vinhosnobres.com.br

comercial@vinhosnobres.com.br

16 9 9633-0867 - Thalyta

16 9 9390-2122 - José Eduardo

A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Aprecie com moderação. Se beber, não dirija. © 2020. SS Suporte e Serviços LTDA. Vinhos Nobres - CNPJ: 20.902.396/0001-70. Rua Gerolano Cavichiole, 160. Encanto do Planalto. Ibaté - SP Todos os direitos reservados.

  • Branco Twitter Ícone
  • Facebook
  • Instagram