Buscar

Portugal - Vinhos de qualidade

Atualizado: há 3 dias

A qualidade e variedade dos vinhos produzidos em Portugal é incontestável! São mais de 250 tipos de uvas nativas, além do reconhecimento mundial por seus vinhos tradicionais.


Comparação entre o território português e brasileiro

Apesar de ser um país relativamente pequeno em extensão territorial, boa parte dessa área (aproximadamente 238.000 hectares) é coberta por lindos vinhedos, com suas próprias uvas típicas e diversos microclimas que caracterizam os seus vinhos.













A imagem à esquerda mostra, em verde escuro, o território português com uma área total de 92 256 km², sendo delimitado a norte e leste pela Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico. Na imagem à direita temos, em verde escuro, a nossa pátria amada, Brasil, cuja área total é de 8 515 767,049 km², fazendo fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Chile e Equador. Em termos de área, comparando os dois países, Portugal caberia 92 vezes dentro do Brasil! Agora falando de população, Portugal conta com uma faixa de 10,29 milhões de habitantes (2018), e o Brasil com 209,3 milhões (2017), 20 vezes mais pessoas!!



A história do vinho em Portugal


A região de Portugal teve suas uvas plantadas desde 2000 AC, porém, só depois de virar nação, no século XII, que se posicionou realmente como produtor de vinhos, comercializando internacionalmente os vinhos fortificados, principalmente com a Inglaterra. No final do século XIX, os vinhedos do país sofreram com a praga Phylloxera, que resultou na destruição de muitas das vinhas. Após essa tragédia houve outra, o ditador Salazar, que insistiu para que os agricultores passassem a plantar trigo. Em 1974 caiu o regime de Salazar e o país se deparou com uma instabilidade política que só foi resolvida em 1986, com a sua entrada na União Européia. A partir daí que houve maiores investimentos nas áreas rurais e foram criadas as Denominações de Origem Controlada com grandes avanços na indústria do vinho.

Portugal, que já tinha feito a sua fama com os vinhos fortificados, decidiu então produzir vinhos de grande classe e renome internacional, uma ideia genial, aproveitando a diversidade de microclimas, os enólogos apaixonados e a tecnologia de última geração.

Portugal é o décimo em produção de vinhos do mundo e sexto da União Européia, produzindo cerca de sete milhões de hectolitros por ano. Desse total, 58% são de vinhos tintos e 42% de brancos. O consumo médio per capita está ao redor de 52 litros/ano, o quarto maior do mundo, atrás apenas de Luxemburgo, França e Itália. Por curiosidade, no Brasil o consumo médio per capita é de 2,85 litros/ano!



Qualidade denominada


Desde a integração de Portugal à União Européia, foram estipuladas algumas classificações para os vinhos portugueses. Os vinhos de categorias passam então por rigorosos controles que analisam as variedades de uvas, a produção máxima e, em alguns casos, o tempo mínimo de amadurecimento e/ou envelhecimento.


DOC (Denominação de Origem Controlada) - está ligado a uma região geograficamente delimitada e sujeita a um conjunto de regras consignadas em legislação própria (características de solo, castas recomendadas e autorizadas, entre outros)

IPR (Indicação de Proveniência Regulamentada) - apesar de apresentar características particulares, precisam cumprir em, no mínimo 5 anos, todas as regras estipuladas para, então, atender a característica de DOC.

Vinho Regional - Vinhos produzidos em área de grande extensão, mas definido por lei. Assim o produtor tem mais liberdade para elaborar os seus vinhos, por conta da flexibilidade de varietais e regiões.

Vinho de mesa - Categoria mais simples, que abrange os vinhos que não atingiram nenhuma das categorizações anteriores.


Na Região Norte temos o Douro (e Porto), a Bairrada, o Dão, o Vinho Verde, o Minho, o Trás-os-Montes (Transmontano) e as Beiras. Na Região Central encontramos os Vinhos de Lisboa e Vinhos do Tejo. Essa região produz quase um terço de todo o vinho de Portugal. Na Região Sul estão o Alentejo, a Península de Setúbal, o Algarve e a Ilha da Madeira.


Portugal está entre os 20 mais visitados países do mundo, recebendo uma média de 13 milhões de turistas estrangeiros anualmente.


#vinho #vinhos #wine #instawine #winelovers #sommelier #vinhosnobres #harmonização #gastronomia #instavinho #vinhoterapia #amovinho #ilovewine #lovewine #vinhotododia #enoturismo #adega #restaurante #amigos #vinhobom #vinhozinho #vinhosempre #espumante #lojadevinhos #vinhoverde #vinhotinto #vinhobranco #vinhorose #portugal #enoturismo

29 visualizações

Vinhos

Sobre Nós

Nossos Serviços

Atendimento

Redes Sociais

Consumidor final

E-commerce

Restaurantes

Carta de vinhos personalizada

Harmonização com o cardápio do restaurante

Treinamento da equipe

Degustações 

Eventos 

contato@vinhosnobres.com.br

comercial@vinhosnobres.com.br

16 9 9633-0867 - Thalyta

16 9 9390-2122 - José Eduardo

A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Aprecie com moderação. Se beber, não dirija. © 2020. SS Suporte e Serviços LTDA. Vinhos Nobres - CNPJ: 20.902.396/0001-70. Rua Gerolano Cavichiole, 160. Encanto do Planalto. Ibaté - SP Todos os direitos reservados.

  • Branco Twitter Ícone
  • Facebook
  • Instagram