Buscar

Dia das mães, uma festividade especial

Surpreenda!! Dê à sua mãe mais que um presente! Dê uma experiência!




Nesse post resolvi trazer um pouco da história dessa festividade tão especial,além de sugestões de vinhos e receitas incríveis para comemorar essa data com excelência!!!


História


Na Grécia antiga, em toda a Ásia menor, era festejada a entrada da primavera em homenagem a Reia, a Mãe dos Deuses, identificada como Cibele na mitologia romana. Então, em meados de março, realizavam uma festividade para adorar a Mãe.

Nos Estados Unidos, Ann Maria Reeves Jarvis foi uma ativista que, em 1858, fundou o “Mothers Days Works Clubs” para diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. De 1861 até 1865 houve a Guerra de Secessão (Guerra civil travada entre o Norte e Sul do país) e, dessa forma, Ann fundou o Mother's Friendship Days (dias de amizade para as mães) para ajudar a melhorar as condições dos feridos. Em 1870, a abolicionista e poetisa Julia Ward Howe, autora de “Hino de Batalha da República” publicou o manifesto Mother’s day proclamation, que pede paz e desarmamento depois da guerra e relata o objetivo original do Dia das mães.


Mother’s day proclamation – Julia Ward Howe

Proclamação do Dia das Mães (Texto traduzido)


Levantem-se, todas as mulheres que têm coração, seja o seu batismo na água ou nas lágrimas! Diga com firmeza: “Não teremos grandes perguntas decididas por agências irrelevantes; nossos maridos não virão até nós, cheirando a carnificina, por carícias e aplausos.


“Nossos filhos não serão tirados de nós para desaprender tudo o que fomos capazes de ensinar a eles sobre caridade, misericórdia e paciência. Nós, mulheres de um país, seremos muito sensíveis às de outro país para permitir que nossos filhos sejam treinados para ferir os deles.”


Do seio da terra devastada, uma voz sobe com a nossa. Diz: “Desarme, desarme! A espada não é o equilíbrio da justiça. O sangue não apaga a desonra nem a violência indica posse.

Como os homens frequentemente abandonando o arado e a bigorna na convocação da guerra, deixem agora as mulheres tudo o que resta de casa para um grande e sincero dia de conselhos.


Que eles se encontrem primeiro, como mulheres, para lamentar e comemorar os mortos. Que eles se aconselhem solenemente uns com os outros quanto aos meios pelos quais a grande família humana pode viver em paz, cada qual aprendendo após seu próprio tempo, a impressão sagrada, não de César, mas de Deus.


Em nome da feminilidade e da humanidade, peço sinceramente que um congresso geral de mulheres sem limite de nacionalidade possa ser nomeado e realizado em algum lugar considerado mais conveniente e no mais cedo possível, consistente com seus objetivos, para promover a aliança das diferentes nacionalidades, a solução amigável de questões internacionais, os grandes e gerais interesses da paz.



Anna Jarvis, filha da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, ficou reconhecida como a idealizadora do dia das mães, quando criou, em 12 de maio de 1907, um memorial à sua mãe falecida a 2 anos e iniciou uma campanha para que a data fosse um feriado conhecido. Só em 8 de maio de 1914, quando a resolução foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, definiu-se oficialmente o segundo domingo do mês de Maio como o Dia das Mães.

No fim das contas, Anna Jarvis afastou-se do movimento após a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães, lamentando então a criação e lutando agora para abolir o feriado.

Aqui no Brasil a iniciativa da comemoração do Dia das Mães foi realizada em Porto Alegre pela Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS) em 12 de maio de 1918 e, aos poucos, todo o país já estava comemorando. O presidente Getúlio Vargas, em 1932, oficializou a data no segundo domingo de maio, como resposta ao pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, com a intenção de ressaltar a importância das mulheres na sociedade. Foi um ano de muita conquista para as mulheres, pois, em fevereiro do mesmo ano, conquistaram o direito de votar. Em 1947, o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara, instaurou a data no calendário oficial da Igreja Católica.


Nós sabemos que cada mãe é única e para comemorar essa data tão especial, viemos trazer pra vocês algumas sugestões de vinhos que agradam as mães refinadas e proporcionam uma experiência inesquecível! E que tal preparar um prato especial para harmonizar e tornar ainda mais incrível esse dia?!

Verdisa Rosé


Um vinho português, elaborado na Quinta dos Ingleses, e apresenta notas frutadas e frescas ao paladar. É um vinho para ser servido gelado, a uma temperatura de aproximadamente 8 a 10 °C. Ideal para acompanhar pratos de carne leve, peixes ou frutos do mar.




Receita para harmonizar:


FILÉ DE PEIXE COM LEGUMES


INGREDIENTES

  • 2 filés de merluza

  • 2 cebolas médias em rodelas (ou alho-poró, fica mais saboroso ainda)

  • 1 batata grande ou 2 pequenas em pedaços

  • 1 batata salsa grande ou 2 pequenas em rodelas

  • 1 cenoura média em rodelas

  • 1 sazón sabor do sul

  • 1 pimentão pequeno

  • sal

  • azeite de oliva

  • ervas finas

  • 1 limão


MODO DE PREPARO

  1. Forre um refratário com papel alumínio, deixe uma parte sobrando para cobrir.

  2. Jogue um pouco de azeite e coloque as rodelas de cobola (ou alho-poró), deixe um pouco para colocar em cima.

  3. Tempere o peixe com limão, sal e ervas-finas.

  4. Coloque sobre as cebolas.

  5. Espalhe em volta do peixe as batatas e cenoura.

  6. Jogue o sazón em cima das batatas e cenoura, no peixe não.

  7. Coloque o pimentão em fatias em cima do peixe.

  8. Feche bem com o papel alumínio e leve ao forno a 200 graus por cerca de 30 a 40 minutos, depende do forno.

  9. Tire a parte de cima do papel alumínio e volte ao forno por mais 5 a 10 minutos.

  10. Retire e sirva.



Vinha dos Ingleses Verde Branco

Esse é um vinho verde, ou seja, é produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes. O vinho só pode ter essa denominação ‘verde’ se for produzido nessa região, entre os rios Douro e Minho no noroeste de Portugal, são vinhos com características frutadas, fáceis de beber e naturalmente leves e frescos. O Vinha dos Ingleses é bastante límpido e com reflexos citrinos (amarelos). No nariz, aromático e fresco. Frutos citrinos como uma tangerina e toranja surgem, juntamente com aromas suaves de tropicalidade como manga e limão. Muito equilibrado e com uma estrutura interessante. Além disso, ele apresenta uma gaseificação em taça, o que o deixa ainda melhor. Esse vinho também deve ser servido gelado, a uma temperatura de aproximadamente 8 a 10 °C. Harmoniza perfeitamente com carnes grelhadas, saladas, aperitivos, peixes e comida japonesa.



Receita para harmonizar


RISOTO DE CAMARÃO


INGREDIENTES

  • 500 g de camarão médio

  • 1 1/2 xícara de arroz carnaroli ou arbóreo

  • 1 xícara de vinho branco seco

  • 100 g de champignon (opcional) cortado em lâminas

  • 3 tomates (italiano) grandes, maduros e picados

  • 2 cebolas pequenas raladas

  • 3 dentes de alho amassados

  • 1 talo de salsão picadinho

  • 1 caldo de camarão (ou de peixe ou de legumes)

  • 100 g de creme de leite

  • Sal, parmesão, curry, salsinha, folha de louro e azeite a gosto


MODO DE PREPARO

  1. Espremer um limão nos camarões e deixar descansando enquanto você rala as cebolas, pica os tomates e salsão, amassa os alhos.

  2. Refogue metade do alho, uma das cebolas, 1 folha de louro e o talo de salsão no azeite.

  3. Depois acrescente os tomates e refogue até formar um molho.

  4. Pingue água só quando começar a grudar no fundo da panela.

  5. Tempere suavemente.

  6. Enxague os camarões, escorra-os e jogue-os sobre uma frigideira antiaderente (pode ser uma wok ou paellera) pré-aquecida com azeite e alho picado.

  7. Salpique sobre eles sal e curry. Acrescente os champignons. Após grelhados, despeje o molho de tomate já pronto e refogue mais um pouco.

  8. Reserve.

  9. Esse prato tem que fazer por etapa, pois quando começar preparar o arroz, não se pode parar de mexer.

  10. Coloque cerca de 1 litro de água para ferver com o caldo de camarão.

  11. Coloque o restante da cebola e 1 folha de louro noutra panela e refogue com azeite. Despeje o arroz sem lavá-lo e mexa.

  12. Depois coloque o vinho, sem parar de mexer. Quando evaporar o álcool, adicione a água fervente com o caldo, concha a concha, sem para de mexer, adicionando mais quando começar a secar.

  13. Se a água fervida for pouca, é só aquecer mais (sem caldo), lembrando que o arroz arbóreo ou carnaroli cozinha em aproximadamente 17 minutos e rende mais que o arroz comum.

  14. Vale lembrar, ainda, que risto se faz em fogo alto.

  15. Após cozido, despeje-o na frigideira dos camarões, misturando delicadamente. Experimente o tempero e corrija o sal se precisar. Deixe terminando de cozinhar ou secar mais um pouco, caso necessário.

  16. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, o parmesão e a salsinha picadinha. Mexa delicadamente, tampe a panela e espere uns 5 minutos para agregar o sabor. Sirva quente.


Fabian Moscatel

Esse espumante brasileiro da Serra Gaúcha é o xodó, não tem mãe que não goste! Ele é amarelo claro com reflexo esverdeado, apresenta aroma frutado e floral, maçã vermelha, pêssego, flor de laranjeira. Paladar doce, fresco e cremoso. Feito para momentos festivos e de descontração. Ele também deve ser servido gelado, com temperatura de aproximadamente 6 a 8 ºC. Sua harmonização ideal é sobremesa, tortas de frutas brancas, salada de fruta, sorvetes, sobremesas em geral.



Receita para harmonizar

TORTA DE BOLACHA FOLHADA


INGREDIENTES

  • 6 ovos

  • 12 colheres de açúcar

  • 1 pote de nata

  • 1 pode de doce de leite

  • 1 pacote de bolacha salgada folhada


MODO DE PREPARO

  1. Bater as claras em neve com as 12 colheres de açúcar.

  2. Misturar a nata e bater bem novamente.

  3. Reservar.

  4. Bater as gemas com o doce de leite, se preferir acrescente um pouco de leite, para ficar mais mole o creme.

  5. Amasse as bolachas com a mão.

  6. Em uma vasilha alterne uma camada de creme com nata, com uma de creme com o doce de leite e uma com a bolacha.

Agora é só se preparar e surpreender a mulher que mais te ama nesse mundo inteiro!


E não é só isso!! Utilizando o cupom ELAMERECE você tem 20% de desconto no carrinho!

O cupom é válido até 10 de maio de 2020.



*Todas dicas de receitas e fotos dos pratos foram tiradas do site Tudo Gostoso.


#vinho #vinhos #wine #instawine #winelovers #sommelier #vinhos #harmonização #gastronomia #instavinho #vinhoterapia #amovinho #ilovewine #lovewine #vinhotododia #enoturismo #adega #restaurante #amigos #vinhobom #vinhozinho #vinhosempre #espumante #vinhoverde #presente #diadasmaes #vinhobranco #vinhorose #portugal #vinhosdeportugal #espumantebrasileiro #fabian #quintadosingleses #brasil #minho


10 visualizações

Vinhos

Sobre Nós

Nossos Serviços

Atendimento

Redes Sociais

Consumidor final

E-commerce

Restaurantes

Carta de vinhos personalizada

Harmonização com o cardápio do restaurante

Treinamento da equipe

Degustações 

Eventos 

contato@vinhosnobres.com.br

comercial@vinhosnobres.com.br

16 9 9633-0867 - Thalyta

16 9 9390-2122 - José Eduardo

A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Aprecie com moderação. Se beber, não dirija. © 2020. SS Suporte e Serviços LTDA. Vinhos Nobres - CNPJ: 20.902.396/0001-70. Rua Gerolano Cavichiole, 160. Encanto do Planalto. Ibaté - SP Todos os direitos reservados.

  • Branco Twitter Ícone
  • Facebook
  • Instagram