Buscar

5 Benefícios do vinho para a saúde

O vinho auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, prevenção do câncer, tem ação neuroprotetora, tratamento de diabetes, além de ser um rico complemento alimentar.



Confesso que, pesquisando sobre os benefícios do vinho, foi difícil escolher só 5, mas para que o texto não ficasse muito longo e cansativo, selecionei alguns e em breve farei um "parte II", então fique ligado!


Nos últimos anos, surgiram diversas pesquisas científicas a respeito do vinho e seus benefícios à saúde. O vinho, por ser polifenólico, apresentou poderosos efeitos antioxidantes e antibióticos.


Aqui, vamos citar 5 benefícios do vinho para a saúde que foram, ao longo dos anos, comprovados cientificamente.


1. Prevenção de doenças cardiovasculares


Apesar da cultura francesa estar relacionada a um elevado nível de sedentarismo e de colesterol, além do alto consumo de gorduras saturadas, e hábitos tabagistas, os índices de mortalidade por doenças cardiovasculares na França, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são consideravelmente menores quando comparados a outros países.

Daí surgiu a curiosidade sobre esse fato, conhecido como “Paradoxo Francês”, e em 1992, os Doutores Serge Renaud e Lorgeril publicaram um artigo na conhecida revista médica “The Lancet” com as suas pesquisas e resultados. Na matéria, eles concluíram que a ingestão leve e moderada do vinho reduz o risco das doenças e da mortalidade cardiovascular de 40 a 60%.

Isso acontece porque os compostos fenólicos encontrados no vinho, como o resveratrol, agem sobre as placas de gordura (ateromas) nas artérias inibindo a formação de coágulos sanguíneos (trombos), aumentando o HDL (lipoproteína de alta densidade), e diminuindo com isso o LDL (lipoproteína de baixa densidade) no sangue, reduzindo então o risco de problemas vasculares, como arteriosclerose e infarto.


2. Prevenção do câncer


Pesquisas mostram que devido ao potencial antioxidante do resveratrol, é possível evitar que os radicais livres desencadeiem o processo de envelhecimento dos tecidos humanos, bem como o surgimento de várias formas de câncer. A atividade anticancerígena do resveratrol parece estar relacionada a suas propriedades antiinflamatórias, que permitiriam ao organismo bloquear a produção das prostaglandinas, que são substâncias químicas que têm sido relacionadas às transformações de lesões pré-cancerosas em lesões malignas.

O resveratrol mostrou-se eficaz atuando nos estágios de iniciação, promoção e progressão do câncer.


3. Ação neuroprotetora


O cérebro é extremamente dependente de um fluxo sanguíneo contínuo para suprimento de oxigênio e glicose, e quando de alguma forma esse fluxo é afetado, ocorre uma grande degeneração celular, levando à incapacidade física e/ou mental. Alguns exemplos de doenças são a epilepsia, o Alzheimer, o Parkinson e a esclerose múltipla.

Alguns estudos realizados na Universidade de Milão, Itália, estão concluindo que o antioxidante resveratrol pode proteger o sistema nervoso, reduzindo o estresse oxidativo das células nervosas.

Aqui no Brasil, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi realizada uma pesquisa do efeito neuroprotetor do resveratrol em um modelo in vitro de isquemia celular e foi concluído que o resveratrol tem um forte efeito neuroprotetor contra morte celular induzida pela exposição do hipocampo à privação de oxigênio e glicose organotípicas de hipocampo.



4. Tratamento de diabetes


Um estudo publicado na revista científica "British Journal of Nutrition" mostrou que em virtude do potencial de redução do estresse oxidativo do resveratrol, o consumo regular dessa substância pode sim melhorar a sensibilidade à insulina em pacientes com diabetes tipo 2. Além disso, foi publicado outro estudo relatando que o resveratrol pode evitar que os diabéticos danifiquem os vasos sanguíneos devido ao excesso de açúcar no sangue. Com o diabetes não controlado, os níveis elevados de açúcar no sangue podem interromper a função das mitocôndrias. As mitocôndrias usam elétrons para gerar oxigênio e combustível para o corpo humano. No entanto, esse processo produz radicais livres que têm a capacidade de causar inflamação e morte celular, causando doenças microvasculares e macrovasculares. Além das doenças cardiovasculares, como aterosclerose, trombose e infarto, também pode levar às complicações mais famosas do diabetes: nefropatia, retinopatia e neuropatia.

O poder antioxidante do resveratrol mostrou potencial para remover os radicais livres produzidos pelo excesso de glicose no sangue, evitando assim que essas substâncias atuem nos vasos sanguíneos.


5. Complemento alimentar


O vinho contém carboidratos, vitaminas e minerais. Além da água, que hidrata e é essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida, a bebida ainda fornece energia na forma de açúcares, como glicose e frutose, entre os minerais, destacam-se o potássio, o cobre, o zinco, o flúor, o magnésio, o alumínio, o iodo, o boro e o silício que são essenciais para o bom funcionamento do organismo, isso tudo além das vitaminas, como, por exemplo, a biotina, o ácido pantotênico, a niacina, a tiamina e o ácido ascórbico.


O Vinho e a Estética


Um bônus do vinho é que, quando tomado regularmente, durante as refeições e com moderação, ajuda a perder peso porque estimula a função pancreática, responsável pela queima de gordura. Ele também tem efeito antiidade, porque estimula a produção de colágeno e elastina, substâncias responsáveis por deixar a pele firme, prevenindo o surgimento de rugas e linhas de expressão.


E aí? Você precisa de mais motivos para incluí-lo na sua dieta?

Esse é, provavelmente, o tratamento mais prazeroso que você poderia ingerir!



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vinhos

Sobre Nós

Nossos Serviços

Atendimento

Redes Sociais

Consumidor final

E-commerce

Restaurantes

Carta de vinhos personalizada

Harmonização com o cardápio do restaurante

Treinamento da equipe

Degustações 

Eventos 

contato@vinhosnobres.com.br

comercial@vinhosnobres.com.br

16 9 9633-0867 - Thalyta

16 9 9390-2122 - José Eduardo

A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Aprecie com moderação. Se beber, não dirija. © 2020. SS Suporte e Serviços LTDA. Vinhos Nobres - CNPJ: 20.902.396/0001-70. Rua Gerolano Cavichiole, 160. Encanto do Planalto. Ibaté - SP Todos os direitos reservados.

  • Branco Twitter Ícone
  • Facebook
  • Instagram