3 fatos curiosos sobre vinhos que poucos conhecem

1. Você sabia que uvas tintas também produzem vinho branco?
Pois é! A coloração do vinho é dada pela casca da uva, e para o vinho branco, a casca é separada da polpa logo no início da produção. No caso dos rosés, a casca da uva é mantida até que atinja a coloração desejada pelo produtor.
Um exemplo é o Champagne, que é produzido não só com Chardonnay, mas também a partir da uva Pinot Noir, que é tinta.
2. E o Vinho Verde? É verde?
Não! O termo “verde” não está relacionado a cor do vinho, tampouco a cor da uva utilizada.

Verde é, na verdade, uma denominação de origem, para vinhos produzidos na região do Minho, no Norte de Portugal. Em resumo, o vinho verde só é produzido lá!
Eles têm essa classificação por serem diferenciados no paladar! São vinhos com alta acidez e frescor característicos, alguns até apresentam um leve gaseificado. Perfeitos para serem apreciados na beira da piscina em um dia de sol!
Você encontra, inclusive, vinhos verdes brancos, rosés, espumantes e até tintos!
3. O que significa Terroir?
A definição oficial sobre o significado do termo “terroir”, estabelecida pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) foi o seguinte:
Terroir: conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço.
Em resumo, ele não se refere somente ao terreno no qual a uva é cultivada, mas é a soma de todas as condições que influenciam o comportamento do vinhedo, bem como, a qualidade da uva, considerando então todos os fatores físicos e biológicos envolvidos na região.
E você? Já sabia disso tudo? Me conte nos comentários o que você acha!